Wiki Loves Monuments… e há imensos!

Ouvir com webReader

352px-lusitana_wlm_2011_dsvg
Em 2011 a edição do Wiki Loves Monuments (WLM) sai da esfera Neerlandesa (ou Holandesa, como diria a maior parte das pessoas). O ano passado, praticamente metade dos monumentos dos Países Baixos tiveram fotografias, e este ano as câmeras estão focadas nos monumentos de grande parte da Europa. O WLM já tem logótipo estabelecido — foi concebido por uma portuguesa (parabéns Lusitana!) — e a organização já decorre há algum tempo. Em Portugal, está a ser organizado pela Wikimedia Portugal (WMP), como é óbvio.

Setembro é o mês em que estará tudo a postos; podem ver o planeamento no Commons. Claro que podem já a começar a tirar fotos mas, para essas fotografias poderem concorrer, só poderão ser carregadas no Commons em Setembro. Se nunca utilizou o Commons, agora é uma boa altura para aprender. Se tem fotografias que nunca carregou para lado nenhum, Setembro será uma boa altura para submetê-las…. no Commons :-) Para esse efeito, será disponibilizado um formulário simplificado, para que seja ainda mais simples carregar múltiplas fotografias.

Os monumentos a fotografar não estarão apenas em países com Capítulos (associações equivalentes à WMP de outros países); por exemplo, se viajar para a Bélgica, que também participa, porque não levar uma câmera, e concorrer para os dois países. Para Portugal, a lista já está disponível e a ser compilada com toda a informação disponibilizada pelo IGESPAR e SIPA/IHRU.

Em Portugal, espera-se uma cerimónia de entrega de prémios, e uma nova oportunidade de conhecer e reencontrar Wikipedistas lusos.

Aqui fica um vídeo de apresentação para esta iniciativa:


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

Leave a Reply