Início das actividades da Wikimedia Portugal

Ouvir com webReader

Este post já deveria ter chegado há muito mais tempo. Mas o tempo não o permitiu…

Não deve ser novidade que a Wikimedia Portugal (WMP) já arrancou o Plano de Actividades para 2010-11. A primeira actividade oficial foi uma apresentação num seminário no Instituto Superior Técnico promovido pela Presidência do Departamento de Engenharia Informática, a convite do prof. José Borbinha, que gostámos muito de conhecer e a quem agradecemos o apoio e disponibilidade que demonstrou para connosco.

A Susana fez uma exposição da Wikimedia Foundation, do nosso contexto WMP, do processo editorial, da estrutura interna dos projectos (utilizadores, categorias, etc), da manutenção, licenciamento, etc.

A apresentação está aqui:
http://wikimedia.pt/download/Wikimedia_Slideshow.pps

Eu juntei-me à festa, atendendo a um público de informática, e apresentei brevemente a plataforma da WMF (servidores, software, arquitectura) mas o grosso da minha mini-apresentação foi para falar de predefinições, dados estruturados e seus benefícios na Wikipédia e, por fim, divaguei um bocadinho até à Web Semântica, conceito para o qual a Wikipédia está a ser bastante utilizada (os tópicos estão resumidos em 2 posts que já tinha feito no blog [1][2]).

A apresentação está aqui:
http://wikimedia.pt/download/Wikimedia_Web_Semantica.pps


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

Leave a Reply